Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Avaliação da Adaptação Marginal em Esmalte e Dentina de Restaurações Indiretas em Resina Laboratorial com Emprego de Microscópio Clínico e Microscópio Óptico

    September 6, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Martins, Luís Roberto Marcondes

    Celiberto, Leonardo

    Soares, Carlos José

    O objetivo deste estudo foi avaliar a adaptação margina de restaurações indiretas confeccionadas em Solidex na margem gengival de preparos tipo inlay em esmalte e dentina, empregando microscópio óptico e microscópio clínico.

    15 incisivos bovinos livres de cárie foram selecionados, limpos e armazenados em timol a 0,2%. Dois preparos inlays proximais foram confeccionados em cada dente, sendo um com término em esmalte e outro em dentina. Os preparos foram moldados com silicone por adição e as restaurações indiretas construídas em resina laboratorial Solidex (Shofu). As restaurações foram estabilizadas e as discrepâncias marginais medidas em três pontos pré-definidos na margem gengival, empregando um estereomicroscópio binocular Olimpus (MO) e um microscópio clínico D.F. Vasconcelos (MC) associado a um software de medição em computador. Os valores mensurados em micrômetros para os preparos com término em esmalte foram: MO-31,31±5,42 e MC-32,21±3,97; e em dentina de MO-21,16±4,38 e MC-34,70±6,30. Os dados foram submetidos a análise estatística empregando análise de variância fatorial 2×2 (p<0,05). Não houve diferença estatística significante na adaptação marginal em esmalte e dentina e os dois métodos de avaliação apresentaram desempenhos semelhantes na mensuração de adaptação marginal.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by