Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Avaliação do Preparo do Canal Radicular, Produzido por Três Sistemas Motorizades de instrumentação, Segundo a Regularidade da Conicidade

    September 7, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Tolomelli, Liliane Teixeira

    Campos, Celso Neiva

    O propósito desta pesquisa foi comparar três sustemas de instrumentação e canais radiculares, motorizados, quanto à forma do preparo do terço apcial e à dilatação dos pontos médio e cervical do canal.

    Forma utilizados os sistemas de rotação contínua ProFile® .04/.06 (grupo I) e proTaper® (gruop II), e um sistema de rotação alternada -TEP10R-, com limas Tipo K convencionais (gruop III). Trinta canais simulados em blocos de resina acrílica, divididos em três grupos, foram instrumentados pelos diferentes sistemas. Após preenchimento com tinta nanquim, foram fotografados e delineados por técnica de projeção. A avaliação do preparo apical se deu em 6 níveis de seu comprimento por meio do método matemático de Campos & Campos, enquanto a dilatação média e cervical, pela relação ao preparo apical foram apresentadas pelo grupo II, seguido dos grupos I e III, apeasar destes grupos não diferirem estatisticamente entre si (p>0,05 – ANOVA). Quanto à dilitação dos pontos médio e cervical, estas foram maiores no grupo III, sequidas dos grupos II e I, sendo que o grupo I apresentou diferença significativa em relação aos grupos II e III (p>0,05 – Tukey), enquanto que entre os grupos II e III não houve diferença significativa (p>0,05 – Tukey). Concluímos que o sistema ProTaper produziu preparos mais regulares, sem sem desvios e com conicidade mais progressiva, atribuída à melhor proporcional idade entre a conicidade do preparo apical e a dilatação do terços médio e cervical.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by