Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Avaliação In Vitro da Microinfi ltração de Materiais Utilizados no Selamento da Câmara Pulpar e Como Restauração Temporária após Pulpectomia em Molares Decíduos, Utilizando a Pasta Guedes-Pinto

    October 2, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Rodrigues, Célia Regina Martins Delgado

    Rocha, Rachel de Oliveira

    Gonçalves, Alessandra Fernandes

    Oliveira, Luciana Butini

    Oliveira, Marta Dutra Machado

    Esta pesquisa objetivou avaliar a microinfi ltração de diferentes materiais utilizados no selamento da câmara pulpar e na restauração provisória, após pulpectomia em molares decíduos, utilizando a pasta Guedes-Pinto.

    Selecionaram-se 20 dentes, subdivididos em quatro grupos: G1 (guta-percha + ionômero de vidro modifi cado por resina), G2 (ionômero de vidro modifi cado por resina), G3 (guta-percha + OZE tipo II) e G4 (OZE tipo II). Foram realizados preparos cavitários tipo classe II-MOD, terapia endodôntica, utilizando-se para obturação pasta Guedes-Pinto e preenchimento das cavidades conforme o grupo. Os espécimes foram impermeabilizados com esmalte cosmético, imersos em azul de metileno a 0,5% por quatro horas e secionados. Realizou-se observação por três examinadores previamente treinados, sob iluminação e uso de lupa, com escores de 0-4 para teste de microinfi ltração, segundo a penetração do corante, agrupando-se os dados obtidos. Efetuou-se análise estatística, através do teste de Kruskal-Wallis, e foram realizadas as comparações entre os quatro grupos da amostra. Não houve diferença estatisticamente signifi cante entre os grupos G1xG2, G3xG4; entretanto, observou-se diferençaestatisticamente signifi cante entre os grupos G1xG3, G1xG4, G2xG3, G2xG4. Nos dois primeiros grupos, os valores de infi ltração variaram entre 0 e 2, com pouquíssimos casos de grau 2, sem no entanto haver infi ltração no material de base. Já os grupos 3 (guta-percha + OZE tipo II) e 4 (OZE tipo II) apresentaram valores de infi ltração, quase que na totalidade, de grau 4, comprometendo inclusive a obturação do canal radicular.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by