Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Discussão sobre a Época Ideal para o Tratamento Ortodôntico: uma Pesquisa entre Odontopediatras e Ortodontistas do Estado do Rio de Janeiro

    September 21, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Ribeiro de Souza, Ivete Pomarico

    Gleiser, Rogério

    Com o objetivo de identifi car as atitudes dos Odontopediatras e dos Ortodontistas sobre a época ideal para iniciar o tratamento ortodôntico em crianças, realizou-se um levantamento entre estes especialistas com registro no CRO-RJ. Enviaram-se 1388 questionários, dos quais retornaram 323 (23,26%), sendo 41,1% de Odontopediatras, 44,5% de Ortodontistas e 14,5% de profi ssionais com ambas as especialidades.

    Os dados coletados foram processados e analisados com o auxílio do programa EpiInfo 6.04 e a utilização do teste qui-quadrado. A dentição mista precoce (incisivos e 1os molares permanentes) foi o estágio de desenvolvimento da dentição escolhido pelos especialistas como época ideal para iniciar o tratamento ortodôntico precoce em crianças em ¾ dos 20 desvios oclusais especifi cados, principalmente na mordida cruzada anterior (81,3%), na erupção ectópica do 1º molar permanente (73,6%), no overjet exagerado (56,6%), na retrognatia da maxila (53,5%) e no apinhamento de incisivos inferiores (51,7%). A dentição decídua foi a escolhida na presença de hábitos de sucção de dedo e chupeta (61,9%), e a dentição permanente para problemas de ATM (41,0%). A dentição mista tardia foi a escolhida para desvios oclusais como diastema mediano maxilar (44,3%), ausência congênita de dentes permanentes (34,9%) e anquilose de dente decíduo com ausência do permanente (37,2%). A maioria dos especialistas concordou com 70% dos benefícios do tratamento ortodôntico precoce, apontando os três problemas comportamentais como os impedimentos mais freqüentes – problema de comportamento (59,0%), colaboração no uso de aparelhos (65,5%) e rejeição ao tratamento (73,6%). A maioria demonstrou ter até 40% de pacientes na 1ª fase do tratamento ortodôntico nas suas clínicas, enquanto aqueles com ambas as especialidades responderam ter mais de 40% de pacientes nessas condições. O aparelho funcional foi o mais utilizado pelos Ortodontistas e pelos que têm ambas especialidades na 1ª fase do tratamento ortodôntico, sendo o arco lingual preferido pelos Odontopediatras. Houve consenso entre os especialistas quanto à época de começar a terapia na classe II de Angle: em meninos, entre 10 e 12 e nas meninas, entre 8 e 10 anos de idade.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by