Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Prevalência e Severidade da Mordida Aberta Anterior em Crianças com Idade de 12 Anos da Região de Piracicaba, Estado de São Paulo – Brasil

    October 5, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Wada, Ronaldo Seichi

    de Sousa, Maria da Luz Rosário

    Iwasa, Emília Alves de Paula

    A prevalência de Mordida Aberta Anterior (MAA) e seu grau de severidade foram medidos em amostra de 547 escolares com 12 anos completos, segundo o sexo, a etnia e o tipo de escola da Região de Piracicaba-SP.

    Os resultados demonstraram que 4,7% da amostra apresentou MAA, sendo que o grau de severidade medido pela amplitude da MAA foi 3,8% de moderada e 0,9% de severa, e o índice DAI apontou para 22,8% de oclusão severa e incapacitante. Não houve diferença estatisticamente significante entre as preva lências de MAA quanto ao sexo e ao tipo de escola. Quanto à etnia, os nãobrancos apresentaram maior prevalência de MAA. Estudos epidemio lógicos, relacionados à oclusão, são importantes para a obtenção de informações sobre a prevalência de más-oclusões, grau de severidade e grau de necessidade de tratamento da população, dando base para o planejamento de serviços ortodônticos.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by