Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Alterações do Lábio Superior Decorrentes do Tratamento Ortodôntico Associado a Extrações de Prémolares, nos Casos de Classe II, Divisão 1 de Angle

    August 19, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Reichenbach, Roger Coutinho

    Takahashi, Tieo

    Montero, Sérgio Ricardo

    Neste trabalho procurouse avaliar as possíveis alterações do lábio superior provocadas pela retração dos incisivos superiores em decorrência do tratamento ortodôntico.

    Foram avaliadas 60 telerradiografias (30 iniciais e 30 finais) de 30 pacientes portadores de maloclusão de Classe II, divisão 1, tratados ortodonticamente com extrações de prémolares e mecânica edgewise. As médias de idade eram de 14 anos e 10 meses no início do tratamento e de 18 anos e 8 meses ao seu final. Os resultados encontrados mostraram que os incisivos superiores retraíramse 4,68mm, em média, desencadeando as alterações labiais. O deslocamento ânteroposterior do lábio superior foi avaliado na sua porção mais anterior, constatandose uma retração média de 1,82mm, e no bordo mucocutâneo, apresentando retração de 1,70mm, em média, sendo que a primeira medida mostrouse mais precisa para a aferição da retração labial, revelando uma correlação de 0,65 e relação de retração incisivos/lábio de 1:0,4, aproximadamente. A espessura labial apresentou um aumento médio de 3,19mm, indicando alívio das tensões musculares. Houve um aumento médio de 0,94mm no comprimento do lábio, mas com grande variação individual.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by