Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Análise Cefalométrica Lateral de Voluntários Assintomáticos e Pacientes Sintomáticos com e sem Deslocamento de Disco da ATM Bilateral

    August 30, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Beck, Frank M.

    Wade, Dale B.

    Tallents, Ross H.

    Burch, James G.

    Bosio, José A.

    Poucos estudos têm sido realizados sobre a relação ortodôntica e as estruturas dentofaciais relativas à disfunção temporomandibular.

    Realizamos esta investigação para tentar determinar qualquer correlação de características ortodônticas e dentofaciais com deslocamento de disco da articulação temporomandibular (ATM) bilateral. Os pacientes sintomáticos e os voluntários assintomáticos (grupo de controle) foram examinados e padronizados em uma clínica especializada no tratamento de problemas ATM.
    Diferenças das características estruturais esqueletais foram determinadas entre três grupos de estudo: 1) voluntários assintomáticos sem deslocamento de disco da ATM, 2) pacientes sintomáticos sem deslocamento de disco da ATM e 3) pacientes sintomáticos com deslocamento de disco da ATM bilateral.
    Trinta e dois voluntários assintomáticos sem deslocamento de disco da ATM (25 mulheres, 7 homens) foram comparados com o mesmo número de pacientes sintomáticos sem deslocamento anterior de disco e pacientes sintomáticos com deslocamento de disco da ATM bilateral. Todos os participantes do estudo submeteram-se a um exame clínico padronizado, exame de ressonância magnética bilateral da ATM e análise de radiografia cefalométrica lateral. Os grupos foram formados de acordo com sexo, condição intracapsular da ATM, idade e classificação das maloclusões de Angle. Dezessete variáveis de radiografias cefalométricas laterias (dimensões maxilomandibulares, verticais e de base de crânio) foram avaliadas e comparadas entre os grupos de estudo. O ângulo SNB médio (interseção do plano sellanasion e a linha nasion-ponto B – indicando retrognatismo mandibular relativo à base do crânio) do grupo de pacientes sintomáticos com deslocamento de disco foi significativamente menor do que o dos grupos dos voluntários assintomáticos e pacientes sintomáticos sem deslocamento de disco articular bilateral (p<0,05). As mulheres apresentaram medidas lineares de comprimento mandibular, altura facial inferior e altura facial anterior total menores do que os homens em todos os três grupos (p<0,05). O ângulo ANB médio (interseção dos planos ponto A-nasion e nasion-ponto B – indicando retrognatismo da mandíbula relativo à maxila) foi significativamente maior em mulheres do que em homens, em todos os grupos (p<0,05). Pacientes sintomáticos com deslocamento de disco bilateral apresentaram uma mandíbula retroposicionada, indicado por um ângulo SNB médio menor do que quando comparado com os voluntários assintomáticos e pacientes sintomáticos sem deslocamento de disco em ambos os lados. A análise de radiografia cefalométrica lateral pode melhorar o prognóstico de deslocamento de disco da ATM em pacientes ortodônticos, mas não pode ser usada como diagnóstico; além disso, a análise de radiografia cefalométrica também não explica qualquer relação de causa e efeito.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by