Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Avaliação da Confiabilidade nas Mensurações Cefalométricas Computadorizadas, Através da Reprodutibilidade do Traçado Cefalométrico em Diferentes Momentos

    August 18, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Filho, Edmundo Médici

    Castilho, Júlio Cezar de Mello

    da Cunha, Tereza Cristina Rodrigues

    O objetivo deste trabalho foi avaliar a confiabilidade das mensurações cefalométricas através da reprodutibilidade dos traçados em diferentes momentos.

    A amostra utilizada para este estudo foi composta de 30 radiografias do arquivo do curso de Especialização de Ortodontia de Pouso Alegre, em uma faixa etária de 13 a 17 anos. Estas foram etiquetadas como meio de identifi cação e enviadas para um profissional efetuar as mensurações pelo processo computadorizado, utilizando-se scanner, software com manipulação de imagem para qualificar a sua leitura. As grandezas cefalométricas avaliadas foram SNA, SNB, SNGOM, 1.SN, 1.NA, 1-NA, 1.NB, 1-NB, 1.1, FMA. Os resultados foram arquivados e, após 15 dias, as etiquetas de identificação foram trocadas e enviadas novamente para o mesmo profissional proceder à mesma análise. Esta manobra foi repetida por mais duas vezes, totalizando quatro registros, sem que o profissional soubesse que estava avaliando as mesmas radiografias. Foi aplicado o teste estatístico (análise de variância) e depois determinada a média e porcentagem das variações das grandezas. Obtivemos os seguintes valores e porcentagens de variação: SNA – 2,2º (2,74%), SNB – 1,8º (2,33%), SNGOM – 1,7º (4,38%), 1.SN – 2,8º (2,71%), 1.NA – 2,2º (11,49%), 1-NA – 1,8mm (40,35%), 1.NB – 3,6º (14,04%), 1-NB – 0,8 mm (16,49%), 1.1 – 4,7º (3,68%), FMA – 2,4º (8,81%). Concluímos que as grandezas que utilizam o ponto A, incisivos, plano de Frankfurt foram as que apresentaram maior variação na reprodutibilidade. Além disso, devemos ser cuidadosos na interpretação do 1-NA para diagnóstico ortodôntico por estar diante de estruturas com alta variabilidade de reprodução e por possuir um baixo número de normalidade (4mm). A variação do FMA foi o dobro da SNGOM, fator importante a ser considerado no diagnóstico cefalométrico.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by