Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Avaliação da Formação de Gaps Axiais Utilizando um Adesivo de 4ª Geração e um Adesivo Autocondicionante, em Cavidades de Classe V

    September 1, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Roth, Leandro Amadeu

    Neto, Sizenando de Toledo Porto

    Santos, Fábio André

    Chagury, Fabiana Parise

    Filgueiras, João Paulo

    Gomes, Osnara Maria Mongruel

    Gomes, João Carlos

    Análise in vitro da formação de gaps axiais em cavidades de classe V, utilizandose um adesivo de 4ª geração (Prime & Bond® NT™ - Dentsply) e um adesivo autocondicionante (Prompt® L-Pop® - ESPE). As cavidades foram confeccionadas em terceiros molares humanos recém-extraídos, em suas faces vestibular e lingual.

    Os dentes foram restaurados e armazenados em soro fisiológico a 37°C por 24h e, posteriormente, receberam uma ciclagem térmica em água por 500 ciclos, em temperaturas de 8°C e 55°C. Os corpos de prova foram seccionados e as amostras observadas em microscópio eletrônico de varredura. Os resultados de largura dos gaps axiais foram submetidos à análise estatística de t-student e pôdese concluir que nenhum dos sistemas restauradores adesivos foi capaz de prevenir completamente a formação de gaps axiais. O sistema adesivo Prime & Bond® NT™ apresentou as menores médias de microfendas, comparado com o Prompt® L-Pop®, porém estas diferenças não foram consideradas significativas.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by