Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Determinação do Padrão Cefalométrico de Brasileiros da Raça Branca com Oclusão Normal na Fase da Dentadura Decídua

    August 19, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    de Oliveira, Antônio Geraldo

    Dolci, Gabriel Schmidt

    Os distúrbios morfofuncionais que afetam a oclusão na fase da dentadura decídua podem determinar a maloclusão na transição para a dentadura mista e permanente.

    Nesse contexto, para melhor compreensão do desenvolvimento e crescimento do complexo craniofacial, os estudos cefalométricos são de fundamental importância, pois além de estabelecer padrões de normalidade para uma determinada população, facilitam o diagnóstico precoce e o planejamento do tratamento ortodôntico/ortopédico.

    Em função da escassez de estudos que determinem um padrão cefalométrico em crianças brasileiras na fase da dentadura decídua com oclusão normal, este trabalho se propõe a determinar o padrão cefalométrico de normalidade nesta fase, e averiguar a presença ou ausência do dimorfismo sexual.

    A amostra estudada constou de 11 crianças do sexo masculino e nove do sexo feminino na fase da dentadura decídua, com oclusão normal. Empregouse medidas adotadas pela disciplina de Cefalometria do Curso de Especialização em Ortodontia da Universidade de Alfenas e medidas segundo o Padrão McNamara. Os resultados obtidos podem ser representativos do Padrão de normalidade de crianças brasileiras na fase da dentadura decídua, com oclusão normal. Na determinação do dimorfismo sexual, as medidas ABS, SN.PLO, WITS, AFAI, Co-A e Co-Gn apresentaram diferenças estatísticas em nível de 1% (p<0,01).

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by