Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Dor Orofacial – O Papel da Odontologia. Experiência em um Hospital Geral

    August 22, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Tesseroli de Siqueira, José Tadeu

    A variedade de casos e a complexidade das síndromes álgicas, de natureza local ou sistêmica, que acometem o segmento cefálico, exigem amplo conhecimento e experiência clínica para o tratamento dos doentes.

    Programas de residência odontológica no ambiente hospitalar permitem a integração multidisciplinar e aumentam a capacitação profissional na área da dor. Em consequ?ência, melhora o atendimento à população menos favorecida economicamente.
    A dor de cabeça é altamente prevalente na população em geral e motivo frequ?ente de procura assistencial à saúde. A presença predominante do aparelho mastigatório na estrutura facial faz com que doenças e anormalidades que acometem dentes, maxilares, músculos da mastigação e articulações temporomandibulares (ATM), sejam causas potenciais de dor e de cefaléias secundárias, como é reconhecido pela Sociedade Internacional de Cefaléias.
    As dores músculo-esqueléticas conhecidas amplamente sob a denominação genérica de “disfunção de ATM” são grandes responsáveis por dores craniofaciais crônicas de origem odontológica, embora as dores dentárias difusas, as infecções buco-dentárias, as neuropatias, a síndrome da ardência bucal e os tumores, também sejam fontes frequ?entes de dor recorrente.
    A presença do Cirurgião-dentista no hospital geral, e em equipes multidisciplinares de tratamento à dor, contribui para o diagnóstico diferencial, para o tratamento das afecções e doenças específicas à sua área de atuação e contribui, na fase de reabilitação, para devolver a condição estrutural e funcional da face, com consequ?ente melhora na qualidade de vida do doente.
    Este artigo revisa algumas condições álgicas encontradas por uma equipe odontológica especializada em dor orofacial, e mostra a importância do convívio do Cirurgião-dentista em centros multidisciplinares de dor, em hospitais gerais.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by