Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Estudo Cefalométrico Comparativo da Inclinação Axial Mésiodistal dos Molares Superiores, da Altura Facial Ânteroinferior e do Ângulo Nasolabial Após o Emprego de Dois Sistemas de Distalização Intrabucal: Distal Jet e Jones Jig

    August 20, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Silveira, Clayton Alexandre

    de Oliveira Jr., José Norberto

    de Oliveira Jr., Gilberto

    de Oliveira, Antônio Geraldo

    Maia, Juliano Eugênio

    Este estudo teve como objetivo comparar cefalometricamente dois sistemas intrabucais de distalização de molares superiores, o Distal Jet e o Jones Jig.

    Para que fosse possível esta comparação, foi usada uma amostra de 20 pacientes, brasileiros, leucoderma, de descendência padronizada sendo 10 tratados com Jones Jig (Grupo I) e 10 tratados com Distal Jet (Grupo II), obtendose de cada grupo 20 telerradiografias; 10 tomadas no início do tratamento e 10 imediatamente após a distalização dos molares superiores. As medidas cefalométricas utilizadas foram ANL, SNA, Co-A, Nperp-A, 1.NA, 1-NA, AFAI, Sperp-6 e Sperp-6”, e os resultados alcançados após obtenção dos cefalogramas recebem tratamento estatístico, utilizandose do teste “t” de Student. Após a análise estatística dos resultados, no Grupo I, no Grupo II, e no Grupo I x Grupo II, este estudo chegou à conclusão que:

    a. Nenhum dos dois sistemas promove uma distalização de corpo significante dos molares; contudo, os resultados demonstram uma tendência ao menor movimento pendular dos molares quando se utiliza o sistema Distal Jet do que quando se usa o Jones Jig.

    b. Tanto o sistema Distal Jet quanto o Jones Jig promovem uma inclinação dos incisivos superiores, porém o Jones Jig demonstra uma tendência a promover maior inclinação.

    c. As duas mecânicas influenciam, no mesmo grau, o aumento da AFAI.

    d. Não há alteração significativa no ângulo nasolabial quando da utilização de um ou de outro sistema de distalização dos molares.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by