Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Estudo Comparativo entre os Padrões Cefalométricos Dentários da Análise de Steiner e Tweed em Brasileiros Nordestinos com Oclusão Normal

    August 19, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Caldas Jr., Arnaldo de França

    da Cruz, Humberto Nicodemos

    Sales, Roberto Duncan

    Soares, Elizabeth Azevedo

    de Souza, Dário Bezerra Marques

    Esta pesquisa verificou a existência de diferença significativa entre valores médios encontrados pela análise de Steiner e Tweed e os valores obtidos em uma amostra pertencente ao banco de dados da Pósgraduação em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco.

    Teve como objetivos: 1) obter a média e variabilidade dos valores cefalométricos da amostra; 2) verificar se existia ou não diferença significativa entre gêneros e para cada uma das medidas cefalométricas estudadas; 3) comparar os valores cefalométricos encontrados na amostra com o padrão encontrado por Steiner e Tweed; 4) determinar se os valores encontrados por Steiner e Tweed podem servir de base em relação aos jovens brasileiros nordestinos. A amostra foi composta por telerradiografi as laterais de 29 pacientes, 12 do sexo masculino e 17 do sexo feminino, com idade média de 13,9 anos, leucodermas, brasileiros, nordestinos e com oclusão normal. Na análise estatística dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e inferencial utilizandose o Teste t-Student, com nível de significância de 5%. Os principais resultados determinaram que não houve diferença significativa entre gêneros na amostra pesquisada, e todas as variáveis apresentaram, na maioria dos pacientes, medidas estatisticamente significativas acima dos valores padronizados por Steiner e Tweed, com exceção da medida 1.NA. Com base nesses resultados, podese concluir que cada grupo racial deve ser avaliado segundo suas normas específicas.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by