Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Fonoaudiologia Hospitalar

    August 20, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Mattos, Valquiria Silva

    Homem, Jorgiane Aparecida de Souza

    Bittar, Cinthia Lucas

    Bittar, Swami Almeida

    Martins, Lísia Salomão

    Clemente, Maria Carolina Kingma

    Simões, Allana Graziela

    Leite, Isabel Cristina Gonçalves

    Este artigo tem como objetivo informar e esclarecer aspectos referentes à Fonoaudiologia hospitalar como área de atuação, sua forma de atuação e sua importância.

    A Fonoaudiologia hospitalar é a área da Fonoaudiologia que atua com o paciente ainda no leito, de forma precoce, preventiva, intensiva, pré e póscirúrgica.

    Apresentamse, como modelos da diversidade dessa atuação em recémnatos e crianças, as disfagias, o programa de triagem auditiva e as fissuras lábiopalatinas. Existem inúmeras desordens que podem ocasionar desarranjos no que se refere a cabeça e pescoço, sendo citados, nesse momento, as queimaduras e o câncer. As queimaduras podem acontecer em profundidade das lesões, apontando, a partir dessa, a gravidade da queimadura, enquanto tumores ocorrem comumente na boca, faringe e laringe, recebendo tratamento cirúrgico, radioterápico e/ou quimioterápico. Outra patologia da qual a Fonoaudiologia se encarrega são as doenças neuromusculares, que são causas de distúrbios motores, respiratórios e de deglutição.

    Por isso, a atuação fonoaudiológica se torna indispensável em conjunto a outros profissionais, para o pronto restabelecimento do paciente, evidenciando qualidade no atendimento.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by