Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Granuloma Piogênico de Origem Traumática: Relato de Caso Clínico

    August 31, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Grossi, Vânia Lúcia de Oliveira

    Costa, Fernando de Oliveira

    Zenóbio, Elton Gonçalves

    Drumond-Santana, Trícia

    Santana, Taciana Drumond

    O objetivo deste trabalho foi discutir por meio da revisão de literatura pertinente e do relato de caso, a presença de uma lesão clinicamente sugestiva de um granuloma piogênico de origem traumática, desenvolvido em conjunto com hábito de mordedura de canetas e lápis, em uma paciente de 12 anos de idade.

    Ao exame clínico periodontal da paciente A.P.S.S., do sexo feminino, observou-se um aumento de volume na gengiva marginal e inserida entre os incisivos central e lateral uperiores, do lado esquerdo. A lesão apresentava-se: séssil, ulcerada, de consistência macia, coloração castanha, compressível, assintomática, com 5mm de diâmetro e forma irregular. De acordo com o relato da paciente, conclui-se que a lesão desenvolveu-se devido ao hábito de mordedura de canetas e lápis, estando a lesão presente havia quatro anos. Foi solicitado exame radiográfico periapical, no qual se pôde comprovar a integridade das estruturas de suporte dos dentes envolvidos. O diagnóstico clínico de granuloma piogênico foi formulado. O tratamento indicado foi excisão total da lesão, por gengivectomia e gengivoplastia, encaminhamento para o exame anatomopatológico e orientação da paciente para a remoção do hábito.
    O exame anatomopatológico revelou uma lesão constituída por tecido conjuntivo fibroso celularizado com vasos hiperemiados, cordões endoteliais, áreas de hemorragia e intenso infiltrado de células mononucleares e polimorfonucleares, o que confirmou o diagnóstico clínico. Clinicamente, após seis meses, observou-se uma completa reconstituição da saúde periodontal na área. A terapêutica proposta demonstrou completa regeneração dos tecidos periodontais, estética e funcional, envolvidos previamente na lesão.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by