Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Perfil dos Acidentes de Trabalho Relacionados com Lesões no Terço Inferior da Face

    August 31, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Pizzatto, Eduardo

    Saliba, Nemre Adas

    Garbin, Artênio José Ísper

    Garbin, Cléa Adas Saliba

    O objetivo do presente estudo consiste em descrever o perfil dos acidentes de trabalho que tenham originado lesões envolvendo o terço inferior da face.

    Foram analisadas as Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) emitidas nos anos de 2000 e 2001 no município de Araçatuba-SP. As informações pertinentes ao estudo foram transcritas em formulário específico elaborado através do programa estatístico Epi-Info versão 6.04, utilizado para tabulação e análise dos dados obtidos. Todas as fases da pesquisa foram submetidas à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (Processo FOA 2002/00866). Foram analisadas 772 CATs, das quais 28 correspondiam a acidentes de trabalho relacionados com lesões no terço inferior da face, representando 3,62% do total registrado. Destes, 75% classificam-se como acidentes típicos e 25% como acidentes de trajeto. O tempo médio trabalhado até o momento do acidente foi de 4,71 + 2,97 horas. A média de idade dos trabalhadores acidentados com lesão no terço inferior da face ficou em 31 + 9,90 anos. Quanto ao gênero, 22 acidentes (78,57%) ocorreram em trabalhadores do sexo masculino e 6 (21,43%) em trabalhadores do sexo feminino.
    O estudo revela um percentual relativamente pequeno de acidentes de trabalho relacionados com lesões no terço inferior da face, contudo tal percentual poderá ser ainda mais reduzido através da implantação de políticas de saúde que venham a reduzir o risco e a gravidade dos acidentes de trabalho.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by