Menu
ERROR: The popup is empty


    Back to the Journal

    Estudo-Piloto Comparativo da Microinfiltração In Vitro Entre Preparos Cavitários Classe V, Através de Ponta Diamantada em Alta Rotação ou Laser de Er:YAG Seguido

    September 1, 2012 / Categories: Digital Dentistry, Implant Dentistry

    Bagnato, Vanderlei Salvador

    Neto, Sizenando de Toledo Porto

    Kurachi, Cristina

    Silva, Paulo César Gomes

    Lizareli, Rosane de Fátima Zanirato

    A avaliação da microinfi ltração é um método convencionalmente usado para observar a eficácia das restaurações de compósitos em cavidades preparadas por laser ou ponta diamantada convencional.

    As amostras com preparos cavitários Classe V foram confeccionadas em cinco molares humanos sadios extraídos, em cada face (vestibular, lingual, mesial e distal), divididos em quatro grupos: GI – preparo cavitário com laser de Er:YAG, agente adesivo Single Bond (3M), resina composta Z100 (3M) na cor A2; GII – preparo cavitário com laser, ataque com ácido fosfórico a 35%, adesivo, compósito; GIII – preparo cavitário com ponta diamantada, adesivo, compósito; GIV – preparo cavitário com ponta diamantada, ataque com ácido fosfórico, adesivo e compósito. As amostras foram seladas com uma camada de resina epóxica e duas com esmalte de unha, exceto na área da restauração; em seguida, foram imersas em solução aquosa de nitrato de prata a 50% por 24 horas, mantidas no escuro. Então, as amostras foram lavadas, imersas em solução fotoreveladora e expostas a luz fluorescente, por 16 horas. Após, elas foram embutidas em resina epóxica e secionadas longitudinalmente, utilizando um disco de diamante, sob água corrente. Os espécimes foram observados sob lupa estereoscópica graduada e os resultados receberam o tratamento estatístico de Kruskal-Wallis. Os resultados apresentaram diferença estatística entre GI e GIV, a nível de 5%, e sob o teste estatístico de Mann-Whitney não houve diferença estatisticamente significante entre as paredes observadas, oclusais e cervicais. Nosso estudo não sugere a substituição do ataque com ácido fosfórico a 35% pelo laser de Er:YAG somente. Em termos de microinfiltração, é importante usar o ácido fosfórico após o laser e antes da aplicação do agente adesivo.

    Open / Download PDF

    Open the PDF Download the PDF

    Categorised in:

    Leave a Reply

    Be the First to Comment!


     

    DT Science is supported by